sexta-feira, 3 de abril de 2009

Case Mac vc PC banner NY Times





Desde a criação da Microsoft, sempre houve uma rixa entre a Microsoft e a Macintosh. Tudo se iniciou quando Bill Gates, criador da Microsoft, roubou os projetos do sistema operacional criado por Steve Jobs, criador da Macintosh e lançou o sistema operacional dele antes do lançamento da Macintosh.

Desde então, as companhias se tornaram rivais em tudo, desde sistemas operacionais, até em filosofias de empresa.

A rivalidade aumentou ainda mais nos últimos anos com a criação das campanhas I’m a Mac que faziam uma paródia dos problemas apresentados pelo sistema operacional da Microsoft e elogiava o Mac, como ficou conhecida a companhia de Steve Jobs.

A idéia é mostrar o PC (sistema operacional da Microsoft) como um nerd que está sempre atrapalhado, e querendo sacanear seu rival, e o Mac como um cara descolado e tranqüilo, confiante, que nunca se preocupa com o que o rival está fazendo.

O sucesso da campanha foi incrível, sendo parodiada e refeita por milhares de usuários. Usuários de Mac, que sempre se vangloriaram por terem um computador superior, dividiram, através da campanha, sua visão com o resto dos usuários do vídeo.

Mas além dos comerciais de TV, a Mac teve a idéia de comprar, ao mesmo tempo, dois banners (o lateral e o superior) do site do NY Times, fazendo com que eles interagissem entre si, como demonstram os vídeos acima.

Banners, que normalmente não chamam atenção nenhuma, neste caso, conseguiram chamar muita atenção e ser uma ação de buzz comentada em toda a internet.

Mais uma vez, a Mac conseguiu, através de propaganda simples e bem humorada, superar seu concorrente que faz campanhas mais pesadas e complexas. Muitos inclusive dizem que isso faz parte da filosofia das duas empresas, e que sempre vai ser assim.

Assista acima os banners interativos que já tiveram, juntos, mais de um milhão de visualizações no YouTube. Mais uma idéia genial da Macintosh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário